Vício x Fato do produto
- martinvboth
- 11 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
Você sabe a diferença entre o vício de um produto e o fato de um produto?
O primeiro é aquele que faz com que o produto adquirido pare de funcionar, estrague.
Já o segundo, é um problema causado por algum defeito existente no produto, que faz com que o mesmo, ao apresentá-lo, acabe gerando uma situação extra, como a explosão ou quebra de uma maneira que partes do mesmo atinjam alguém, acabando por machucar, gerando um dano além do simples mau funcionamento.
No primeiro caso, o consumidor tem direito ao conserto do produto, ou em caso de o fornecedor não fazê-lo no prazo legal, substituir o mesmo.
Em se tratando do segundo caso, além do conserto ou substituição do produto, haverá o dever de indenizar pelos danos causados em decorrência do fato causado pelo defeito apresentado no produto, como danos materiais (ferimentos causados ao consumidor, ou ainda, quebra de uma vidraça, por exemplo) como também, eventuais danos morais advindos da perturbação sofrida.
Portanto, o consumidor deve estar atento as mais diversas situações causadas por produtos adquiridos, buscando responsabilização e reparação dos mesmos por parte do fornecedor.
É seu direito e está garantido pelo Código de Defesa do Consumidor!

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